terça-feira, 4 de setembro de 2007

Deficiencia

As pessoas com deficiência tem direitos como todo cidadão mais por serem deficientes precisão de mais recursos que é responsabilidade do governo como:

  • Que os orelhões deverão ter seu cordão aumentado, para facilitar o uso dos telefones por pessoas em cadeira de rodas.
  • Outra determinação é que as teclas sejam maiores e os números grafados em relevo para auxiliar a identificação das teclas por idosos e pessoas com baixa visão. A exigência de código braile ao lado de cada tecla continua.
  • Os telefone deverão ainda fornecer, por meio de sinal auditivo, o valor disponível no cartão do usuário sempre que este pressionar a tecla asterisco. O regulamento diz ainda que todos os aparelho devem fazer chamadas gratuitas para serviços públicos de emergência, como polícia , bombeiros e ambulância.
  • Telefones que realizam chamadas de longa distância nacional e internacional devem ser distinguíveis visualmente dos demais. O número do orelhão deverá ainda ser exibido no visor do aparelho sempre que pressionada a tecla jogo-da-velha.
  • As modificações foram discutidas em consulta pública e receberam sugestões de associações de consumidores e portadores de deficiência física. As concessionárias de telefonia terão 30 meses para implementar as mudanças a partir da data de sua publicação no Diário Oficial.
  • A cada dez meses, as teles deverão comprovar que já realizaram as mudanças em ao menos um terço dos telefones públicos disponíveis em sua área de conceção.

E muitas outras coisas podem ser exigidas por deficientes e o Walcyr mostrou no livro Estrelas Tortas e em muitos outros um pouco das dificuldades que um deficiente pode passar.

Um comentário:

Flavia Coelho disse...

alguém pode me emprestar/vender este livro ESTRELAS TORTAS? prq está esgotada na ed. e não encontrei p/comprar. Meu filho precisa le-lo urgente para um trabalho na escola.
por favor me respondam:
flaviadecastrocoelho@yahoo.com.br